Get A Luz da Intensidade PDF

By Luís Carmelo

"Luz da Intensidade" é o primeiro quantity crítico publicado exclusivamente sobre a obra de José Luís Peixoto.

Detendo-se especialmente nos romances "Nenhum Olhar", "Uma Casa na Escuridão" e "Cemitério de Pianos", aborda com profundidade uma grande parte dos temas sugeridos pela obra romanesca de José Luís Peixoto.

Luís Carmelo (Évora, 1954) é autor de uma vasta obra literária e ensaística, de onde se destacam dez romances (com destaque para A Falha, adaptado ao cinema por João Mário Grilo em 2002) e quinze livros de ensaio (incluindo o Prémio A.P.E. de 1988) sobre semiótica, teoria da cultura, literatura e o cruzamento multidisciplinar de expressões contemporâneas. 

Doutorado pela Universidade de Utreque (Holanda), o autor é professor na Escola more advantageous de layout (IADE), membro da Associação Portuguesa de Escritores (A.P.E.) e da Associação Internacional de Semiótica (I.A.S.S.-A.I.S.).

Show description

Read Online or Download A Luz da Intensidade PDF

Similar literary theory books

Download e-book for iPad: Tracing the Aesthetic Principle in Conrad's Novels by Y. Levin

Tracing the classy precept in Conrad’s Novelssets out to revolutionize our interpreting of Joseph Conrad’s works and problem the serious history that accompanies them. Levin identifies the emergence of a classy precept in Conrad’s novels and theorizes that precept in the course of the notion of ‘the another way present,’ which Levin defines as that which provokes hope and perpetuates it via barring its appeasement.

Read e-book online Writings of Charles S. Peirce: A Chronological Edition, Vol. PDF

"Highly urged. " ―Choice". .. a huge occasion for the area of philosophy. For the 1st time we now have to be had in an intelligible shape the writings of 1 of the best philosophers of the prior hundred years. " ―The occasions Literary SupplementVolume five of this landmark version covers a big transition in Peirce's lifestyles, marked by way of a rekindled enthusiasm for speculative philosophy.

Additional resources for A Luz da Intensidade

Example text

Nos relatos proféticos, o anúncio de eventos terríveis surgia sempre conjugado no futuro, facto que não passava, para os seus destinatários, de um artifício, ou de um simulacro, próprio do género para melhor retratar do presente. Os textos de Peixoto estão obviamente, também, centrados no presente (por vezes, num presente vago e indefinido) e nas primeiras pessoas (daí a oscilação memorial entre presente e passado). Colocando de lado essas permanências de género e época, o fundamental é que a afirmação de um tom de calamidade é praticamente o mesmo: «Depois disto acontecerá outra coisa: um fogo atingirá homens e mulheres e crianças {k(i)r(y)aturas).

Entenda-se por liturgia uma orientação da linguagem que implica o encenar de um conjunto de acções e situações que se repetem quase exaustivamente ao longo de um determinado corpo ficcional. A geografia dos cemitérios integra, nos romances de Peixoto, esta orientação da linguagem que, sob um pano de fundo aparentemente realista, se propõe equacionar a densidade do mistério da morte e as representações simbólicas que o acompanham: «A música encheu o cemitério como água» (CE/75). Para além das celebrações e dos ritos de tipo memorial (geralmente sob a forma de evocação), o discurso litúrgico criado por Peixoto convive com um recorte muito intenso e bastante emotivo que sonda os limites do sofrimento, que implora, que disputa a intolerância do destino, que se impregna poeticamente: «Aproximava os lábios da fotografia e tocava-a suavemente» (CE/159).

A ele se deve uma das alegorias mais impregnadas em toda a ficção de Peixoto: a carpintaria. Salomão coincide, por sua vez, com a evocação do alvor da realeza israelita, quer por via do legado profético de Samuel (que, por inspiração divina, designou Saul como o «Desejado»41), quer por via do modelo de «servidor» que, já com David (IR 3, 6), viria a consolidar a raiz do messianismo. Por fim, Simão reata o nome de um discípulo próximo da revelação de Cristo, personagem ambíguo confundido muitas vezes com o apóstolo Pedro (como é referido em S.

Download PDF sample

A Luz da Intensidade by Luís Carmelo


by John
4.1

Rated 4.48 of 5 – based on 23 votes